Trigunas, as três qualidades primordiais
- cassianodarela

- 8 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2020
As três qualidades primordiais se manifestam a partir da Prakriti – a Natureza primordial. Essa Natureza primordial é a energia criativa, considerada a substância original de todo o universo, o potencial não manifestado.
Ela é composta de três constituintes chamados gunas (qualidades universais): sattwa (luz, clareza), rajas (movimento, paixão) e tamas (inércia, confusão). Refere-se a matéria primordial que contém todo o potencial da criação e é uma manifestação de energia feminina, também conhecida como a Mãe Divida.

Sattva
É o potencial criativo / Brahma (criação). Proporciona o despertar da espiritualidade, a felicidade e é o princípio da inteligência que nos permite enxergar a verdade.
- corresponde a transcendência a ao movimento de ascensão da alma.
- qualidades como: clareza, virtude, pureza, harmonia, equilíbrio, paz, amor e fé.
Sattva incentiva a busca do indivíduo para a vida espiritual.
Rajas
É a força cinética protetora / Vishnu (proteção). Proporciona a ação motivada por nós mesmos, que gera desintegração que causa dor e sofrimento e é o princípio da energia.
- corresponde a atividade e energia e ao movimento de manter a alma nos níveis intermediários.
- qualidades como: ação, paixão, ego, apego, agitação, desejo, distração, perturbação e violência.
Rajas incentiva a busca da aquisição e realização dos prazeres materiais.
Tamas
É a força potencial destrutiva / Shiva (destruição). Proporciona a letargia, a escuridão e a inércia; causando decadência, degeneração e morte gerando desilusão e é o princípio da materialidade.
- corresponde ao embotamento e a obstrução e ao movimento de manter a alma presa nos níveis inferiores e inconscientes.
- qualidades como: inércia, inconsciência, ignorância, servidão, dominação e destruição.
Tamas incentiva os valores prejudiciais, tornando o indivíduo pouco produtivo e aumentando sua ignorância.
Essas três energias são necessárias para a vida material e cada uma delas se relaciona a aspectos específicos; tamas traz estabilidade, rajas traz energia e movimento e sattva traz luz e entendimento.
As qualidades das gunas se combinam para a formação dos cinco elementos e a partir da combinação desses elementos, a natureza primordial se densifica formando o universo material.
– sattva: elemento éter
– rajas: elementos ar e fogo
– tamas: elementos água e terra
Uma vez encarnado, o ser humano precisa buscar o equilíbrio dessas energias e, a medida em que vai evoluindo espiritualmente, os atributos de sattva vão aumentando gradativamente e permitindo a percepção da real natureza divina de cada ser.




Comentários