

Princípios essenciais
O conhecimento ayurvédico está contido nas escrituras sagradas do hinduísmo conhecidas como Vedas, que são divididos em quatro escrituras: Rig Veda (Conhecimento), Yajur Veda (Devoção), Sama Veda (Ação) e Atharva Veda (Síntese).
De acordo com o Sistema Védico, o indivíduo precisa desenvolver quatro metas específicas durante a sua vida, os denominados Purusharthas: Dharma, Artha, Kama e Moksha:
Dharma – A realização das leis da vida e surge através da consciência do que se deve fazer referindo-se ao nosso propósito de vida durante nossa existência.
Artha – A busca de segurança e vem sob a forma de desenvolvimento pessoal no mundo como prosperidade, riqueza e abundância afetiva e material.
Kama – A arte de apreciar os prazeres e vem sob a forma da satisfação de nossos desejos positivos.
Moksha – A libertação da ignorância e do sofrimento e que acontece quando cumprimos nossos objetivos e agimos dentro do nosso dharma, superando nossas crenças limitantes e nos libertando espiritualmente deste mundo.
Podemos considerar ainda Arogya como uma quinta meta a ser desenvolvida, assim a terapia ayurveda afirma que arogya (saúde) e bem-estar físico e psicológico são condições necessárias para a realização dessas metas e traz, através de seu conhecimento, a base necessária para que o indivíduo possa desenvolvê-las ao longo de sua experiência terrena.




