

Hemisférios do cérebro e a musicalidade
O funcionamento do cérebro é dividido em dois hemisférios, esquerdo e direito. Cada um deles é responsável pela captação e pelo entendimento de diferentes aspectos da vida. Dessa forma, a interação com os ciclos da vida e também a capacidade de absorver e comunicar expressões do ser humano está diretamente ligada a esses hemiférios.
O hemisfério direito, que corresponde ao lado esquerdo do corpo e ao princípio feminino, se forma antes que o esquerdo e começa se desenvolver no início da gestação, razão pela qual está ligado ao desenvolvimento emocional e à expressão não verbal.
O desenvolvimento desse hemisfério está diretamente relacionado aos aspectos ligados ao desenvolvimento inicial do indivíduo: relação com os pais, pessoas e meio que o cerca, estímulos sensoriais, corporais e emocionais, e os processos de consciência do próprio indivíduo no estágio de individuação do ser. Dessa forma, é possível perceber o quanto a música se relaciona tão facilmente aos aspectos de traumas e bloqueios emocionas vividos pela pessoa, inclusive na primeira infância e o sound healing pode exercer um excelente papel no processo de cura.
Na musicoterapia e no ensino da música, você pode reforçar a abordagem negligenciada do cérebro direito e ativar essas conexões inter-neuronais do cérebro direito para alguém que não teve a oportunidade de crescer em um ambiente favorável a uma evolução harmoniosa ou que precisa de um reequilíbrio por outras razões. (Danya Glaser).
Já o hemisfério esquerdo, que corresponde ao lado direito do corpo e ao princípio masculino, está mais relacionado aos aspectos de inteligência racional, lógica, organização e linguagem.
O direito conecta-se às questões emocionais, intuitivas, de recepção, de consciência e ligadas ao nível mais energético e espiritual. O esquerdo relaciona-se a questões intelectuais, de expressão, análise linear, relações de causa e efeito e ligadas ao nível mais material. Cada hemisfério permite uma forma diferente de interpretação do mundo.
Na musicalidade, o hemisfério direito conecta-se aos sentimentos, à musicalidade e às questões mais profundas do ser; já o hemisfério esquerdo conecta-se aos aspectos de composição musical, leitura de partituras, estrutura da música e organização de ritmos.