

O que é Cromoterapia?
A cromoterapia é um método de tratamento que usa o espectro visível (cores) da radiação eletromagnética para curar doenças. Atualmente, é tida como uma terapia complementar, não invasiva, que faz uso da energia das cores (comprimentos de onda). A terapia consiste no uso da energia luminosa na busca do equilíbrio ideal das energias no organismo para promover a harmonia e o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.
Nesse processo terapêutico, a cor pode ser usada para equilibrar os fluxos de energia, ajudar na criatividade e no aprendizado, liberar bloqueios e aliviar condições físicas, emocionais e mentais.
O termo cromoterapia pode ser traduzido literalmente como “terapia das cores” ou mesmo “terapia através das cores”. Contudo, a sua essência reside nos efeitos que os diferentes comprimentos de onda das diferentes cores geram sobre o corpo físico e nos corpos sutis dos assistidos.
A taxa vibratória de uma substância determina sua densidade ou sua forma como matéria. Uma substância de vibração lenta é chamada de matéria física, enquanto a subatômica (que vibra na velocidade da luz ou acima dela) é matéria sutil ou pura energia de luz. A luz é a radiação eletromagnética, que é a flutuação dos campos elétricos e magnéticos na natureza. Mais simplesmente, luz é energia e o fenômeno da cor é um produto da interação de energia e matéria. O comprimento de onda, frequência e quantidade de energia de cada raio colorido são fixados para cada cor; ou seja, um comprimento de onda específico, uma certa frequência e uma determinada quantidade de energia nessa onda foram denominados como uma cor distinta. O olho humano é sensível à radiação eletromagnética apenas em comprimentos de onda entre 380 e 780 nm. Este pequeno segmento é denominado espectro visível ou luz visível. A luz visível pode ser dividida em várias frequências eletromagnéticas, e a frequência se relaciona com uma cor do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta e todas as suas vibrações.
Essas cores visuais com seu comprimento de onda e oscilações únicos, quando combinadas com uma fonte de luz e aplicadas seletivamente a órgãos ou sistemas vitais deficientes, fornecem a energia de cura necessária exigida pelo corpo. A luz afeta os corpos físico e etérico. As cores geram impulsos elétricos e correntes magnéticas ou campos de energia que são os principais ativadores dos processos bioquímicos e hormonais do corpo humano, os estimulantes ou sedativos necessários para equilibrar todo o sistema e seus órgãos. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1297510/)

Aplicação de algumas cores
De maneira geral, as cores mais utilizadas em cromoterapia trazem aspectos e sentimentos bem conhecidos e descritos em diversas fontes de literatura. Abaixo, foram listadas as principais cores e seus significados.
-
Vermelho: estimula a atividade física e intelectual. Ele energiza o coração, a produção de glóbulos vermelhos e a circulação sanguínea. Ele energiza todos os órgãos e os sentidos.
-
Laranja: esta cor revigorante e estimulante ajuda muito na autoconfiança e autoestima. Aumenta o otimismo, traz positividade, paz e alegria, estimula o metabolismo, os pulmões, é usado no tratamento de espasmos e cãibras, restaura o equilíbrio do sistema nervoso, ideal para superar ansiedades e medos.
-
Amarelo: aumenta o tônus neuromuscular. Purifica o sangue, ajuda a digestão e tem efeito purificador. Promove a concentração e atenção, estimula o intelecto, fortalece o sistema imunológico, atua sobre o pâncreas e é purificador.
-
Verde: é uma cor curativa, refrescante e sedativa, alivia a insônia, dores de cabeça, problemas de estômago e intestino, ajuda a reduzir o inchaço das articulações e dos tecidos e acalma o sistema nervoso.
-
Azul: o azul reflete harmonia, calma e tranquilidade. Estimula o sistema parassimpático, reduz a pressão arterial e acalma a respiração e a frequência cardíaca. Ajuda a tratar distúrbios do sono e dores de cabeça. Utilizada para harmonização de pessoas e ambientes, facilita o desdobramento de corpos sutis durante tratamentos combinados.
-
Turquesa: aumenta a intuição e a sensibilidade. Ele relaxa mentalmente e enfrenta barreiras psicológicas incorporadas. Ele atua como um tonificador e pode ajudar a regular os desequilíbrios no sistema pulmonar e do intestino grosso. Facilita o crescimento espiritual.
-
Rosa: a cor rosa está relacionada ao amor, à pureza e ao feminino. Cria um sentimento de amabilidade, amor e compaixão, a luz rosa ativa vibrações de amor divino incondicional.
-
Anil: cor ligada à calma e ao aspecto espiritual.
-
Violeta: a cor da transmutação energética, auxilia na concentração e na meditação. Significa a transformação e a elevação dos padrões vibracionais. Promove a consciência. Aumenta os efeitos da medicação. Promove o bom funcionamento do sistema linfático e é muito útil na menopausa. É a cor para neutralizar as feridas emocionais e para o crescimento espiritual.
-
Branco: a união de todas as cores do espectro visível, o branco sugere a limpeza, a pureza, o frescor e a leveza. Utilizada para acalmar sentimentos turbulentos e expandir e elevar vibrações.
Atendimento
A cromoterapia aqui é usada em associação ao Reiki, ao Sound Healing e à Terapia Ayurvédica.